Hidroterapia

Início » Hidroterapia

Hidroterapia

do grego hidro (água) + terapia, é o conjunto de procedimentos, métodos e equipamentos que usam a água como principal elemento terapêutico natural. Ela pode ser utilizada em seus 3 estágios: sólido, líquido e gasoso.

sob a forma de gelo, pode tratar dores agudas e reduzir o efeito de lesões por impacto;

pode ser aplicada em diferentes temperaturas, por meio de envoltórios, banhos de imersão, banho vital, de tronco, de assento ou duchas;

base para o uso em saunas e vaporizações.

No CVS a hidroterapia é especial. São vários tratamentos que estão a sua disposição.

Benefícios

Olha quantos benefícios têm a hidroterapia! Aqui no CVS ela está presente nos tratamentos oferecidos.

A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina ou banheira com água aquecida, em torno dos 34°C, para acelerar a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com artrite, inchaços e dificuldades respiratórias, por exemplo.

Ela promove:

Banho Alternado

É um método de hidroterapia (cura pela água), divulgado pelo médico Katsuzo Nishi, em 1950. 

O banho alternado auxilia na recuperação de doenças agudas e de longa duração. Proporciona sensação de bem estar geral, equilíbrio da mente, da capacidade de concentração e controle emocional.

Como praticar o Banho Alternado

Deve ser feito no chuveiro, alternando as temperaturas quente e fria da água, durante 10 minutos, sendo 1 minuto frio e 1 minuto quente. Inicie com a água quente e termine no frio. A temperatura ideal para a água quente é de 44°C e, para a água fria, de 14 a 15°C, ou seja, que dê a sensação de bem quente e bem fria. A diferença de 20 graus é ideal. Permaneça em baixo da água quente por 1 minuto, molhando todas as partes do corpo. E depois troque para a água fria, igualmente por 1 minuto, expondo todas as partes que estavam aquecidas. O ideal é que toda a superfície corporal receba o estímulo contrastante e seja resfriada.

Benefícios da hidromassagem

A hidromassagem é uma combinação equilibrada de dois elementos da natureza, a água e o ar. Por meio de um dispositivo especial a água é movimentada com uma quantidade equilibrada de ar.

A água aquecida proporciona muitos benefícios e efeitos profundos, contribuindo para uma maior saúde emocional e física. Isso porque, a hidromassagem permite o aumento da circulação sanguínea, o que contribui para um maior relaxamento muscular, reduzindo o stress e melhorando ainda a qualidade de vida e do sono.

Banho de assento

Esse método é utilizado para tratar principalmente doenças que afetam a região íntima, mais comumente a feminina, e pode ser feito usando diferentes ingredientes. O banho de assento é quase milagroso: combate infecções, herpes, hemorroidas, controla o corrimento e alivia sintomas como a coceira e irritação vaginal. Todo esse poder consiste na lavagem externa da região íntima com água morna e algumas substâncias que equilibram o pH e evitam a proliferação de bactérias e fungos que afetam a área.

Como Preparar

Você vai precisar de um recipiente bem limpo e grande o suficiente para que você consiga deixar as nádegas e ancas (seu baixo abdômen) completamente imersos na água. A parte superior do corpo, e as pernas e pés ficam para fora. A temperatura deve ser de morna a quente, numa temperatura agradável à sua região íntima. Você pode misturar na água óleo de melaleuca (5 gotas), bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) ou camomila (3 colheres de sopa de camomila seca). O indicado é ficar de 3 a 5 minutos no banho de assento, ou até quando você sentir que a água começa a esfriar. Repita o banho duas vezes por dia, durante três dias.

Importante:

O banho de assento é um método paliativo, não substitui de forma alguma os tratamentos indicados pelo ginecologista. Consulte o seu médico sempre e mantenha os seus exames em dia.

Benefícios da Sauna

Os banhos de calor aliviam a tensão, estimulam a circulação sanguínea e ajudam a rejuvenescer a pele por meio da transpiração. O calor dilata os vasos sanguíneos, reduzindo a pulsação e a pressão arterial.

revestida de madeira, como não há formação de vapor, a temperatura é bem mais elevada do que na úmida – varia entre 70°C e 90°C (com umidade do ar entre 5% e 25%).

revestida com material impermeável como azulejo, mármore, porcelana) o calor vai de 45°C a 60°C (com umidade de 95%).

Meia hora de sauna equivale a dez minutos de exercício cardiovascular ou corrida leve.

Sobre a perda de peso: praticamente tudo o que eliminar será em forma de suor (só água e sal).

Limpeza de pele: a transpiração na sauna abre os poros e ajuda a remover sujeiras da epiderme, camada superficial da pele. Mas não elimina toxinas de dentro do corpo.

Alerta:

quem tem pressão arterial alta ou muito baixa ou faz uso de remédios para hipertensão deve realizar sauna com supervisão e conforme as orientações de se médico.

A sauna é um dos tratamentos que você encontra aqui no CVS aliados a hidroterapias, dieta balanceada e muito mais.