Temperança

Início » Temperança

Uma pesquisa divulgada em abril de 2014 mostrou o ranking dos dez países com o melhor desempenho nos indicadores do Índice de Progresso Social (IPS), novo instrumento que avalia mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças. Entre os dez países melhor colocados, todos da América do Norte, Europa e Oceania. Embora seja interessante, esse indicador mostra basicamente questões estruturais ambientais que afetam a vida das pessoas, mas não é tudo. O indicador não reflete necessariamente uma vida temperante das pessoas, que é algo mais amplo e depende de um fator muito importante: a moderação naquilo que é saudável e comprovadamente bom à saúde.

Orientação

A recomendação da Igreja Adventista é a de que as pessoas tenham uma vida equilibrada em diferentes aspectos da parte da saúde mental e física. Ou seja, temperança envolve mais do que a abstinência de certos tipos de drogas lícitas ou ilícitas, mas o uso dos remédios naturais de Deus, além de uma vida equilibrada no trabalho, no lazer e nas relações pessoais. A temperança, na verdade, é um conceito muito amplo que envolve a mudança de hábitos e exige um milagre da parte de Deus para que possamos adorá-lO corretamente.

Dicas práticas

  • Abandone certos tipos de drogas lícitas ou ilícitas (o que inclui o álcool, fumo, maconha, cocaína e outras drogas com efeitos devastadores comprovados para a mente e corpo).
  • Evite sobrecarga de trabalho e estudos, principalmente depois de um dia de intensa atividades.
  • Não exagere no tempo de lazer. O lazer é importantíssimo, mas há tempo para a ocupação profissional e para esse tipo de descanso.
  • Mesmo práticas saudáveis devem ser feitas com equilíbrio como atividade física, alimentação, ingestão de água, entre outras iniciativas.